quarta-feira, 9 de julho de 2008

Graciliano Ramos


O presente blog é um trabalho apresentado pelos alunos do 3° "B" do Colégio Estadual Roberto Santos de Campo Formoso que propõe apresentar os autores do Romantismo em específico Graciliano Ramos.
Pedro / Deisiane/ Mª Daiane/ Luziane / Everton

De todos os escritores nordestinos que se revelaram por volta de 1930, Graciliano Ramos (1892-1953) é sem dúvida, o romanista que, sem se deixar encantar pelo pitoresco da região,soube exprimir com maior agudeza a dura realidade do seu habitante.

Como o romancista, Graciliano Ramos alcançou raro equilíbrio ao reunir análise sociológica e psicológica. Como poucos, retratou o universo do sertanejo nordestino , tanto na figura do fazendeiro autoritário quanto do cabloco comum, o homem de inteligência limitada, vítima das condições do meio natural e social, sem iniciativa, sem consciência de classe , passivo ante os poderosos .
  • Suas personagens, em vez de traduzir experiência isoladas, traduzem uma condição coletiva, a do homem explorado socialmente ou brutalizado pelo meio.
Entre outras obras é o autor de São Bernardo (1934), angústia (1936) e Vidas Secas (1938) . Na obra Memórias do Cárcere (1953), relata sua experiência como prisioneiro político , em 1936, durante o governo de Jetúlio Vargas.

Entre os demais ficcionistas de sua época, Graciliano destaca-se pelas sua qualidades universalistas e, sobretudo, pela linguagem exulta, rigorosa e conscientemente trabalhada, no que se mostra o legítimo continuador de Machado de Assis na trajetória do Romance brasileiro.



9 comentários:

2° geração do modernismo disse...

(george)O conteudo da equipe foi bem postado as obras de graciliano ramos,sua vida a equipe se superou

2° geração do modernismo disse...

(Aldair)O conteudo da equipe foi bem trabalhado pois, falou bem da vida dele, das suas obras mais importantes:uma que me chamou muita atenção foi o fato do livro (Vidas Secas) envolver varios contos.

2° geração do modernismo disse...

(Rangel)Uma parte marcante foi quando descobri o fato da vida dele que mereceram destaque como ele ter sido o primeiro mordenista a falar da prosa nua.

2° geração do modernismo disse...

O grupo aborbou um tema sobre graciliano ramos com explicações bem redigida principalmente descrevendo sobre sua principal obra que foi livro (vidas secas)
(EMERSON)

oswald de Andrade e Mário de Andrade disse...

o grupo postou vida e obras de Graciliano Ramos e o conteudo esta bem rendavel para aqueles que se interessam pelo assunto
(Nadson)

oswald de Andrade e Mário de Andrade disse...

Entre os demais ficcionistas de sua época, Graciliano destaca-se pelas sua qualidades universalistas e, sobretudo, pela linguagem exulta, rigorosa e conscientemente uma das suas obras mais conhecidas é Vidas secas.
(Gina Carla)

oswald de Andrade e Mário de Andrade disse...

Graciliano Ramos se inspirou no nordeste para publicar muitas obras, um dos fatores que levou Graciliano a relembrar o nordeste em suas obras é que ele era nordestino.
(Juliana)

oswald de Andrade e Mário de Andrade disse...

A equipe se preocupou muito em postar as obras de Graciliano e isso enrriquesse nosso conhecimento sobre o autor.
(Evandro)

oswald de Andrade e Mário de Andrade disse...

Em seu livro autobiográfico "Infância", assim se referia a seus pais: "Um homem sério, de testa largadentes fortes, queixo rijo, fala tremenda; uma senhora enfezada, agressiva, ranzinza , olhos maus que em momentos de cólera se inflamavam com um brilho de loucura".Nisso da pr apreceber que seus pais lhe influenciaram muito a criar essa obra
(Leticia)